terça-feira, 12 de março de 2013

Coleções de álbuns e figurinhas


Sob a curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, o Shopping Light recebeu a Mostra Cultural “O Fantástico Mundo das Figurinhas”, entre os dias 23 de fevereiro e 10 de março. No total, serão aproximadamente 80 álbuns de diversos assuntos e mais de 300 figurinhas, datadas desde 1935 até os dias atuais, que ficarão expostas na praça de eventos do empreendimento. 

Colecionador de álbuns de figurinhas desde a década de 80, Antônio Carlos Bonini, 68, participará da mostra no shopping. Bonin afirma que possui aproximadamente 6 mil álbuns e os temas mais presentes em sua coleção são futebol, cinema e artistas. “A exposição é bem interessante, pois é um evento para diversas idades. Há álbuns bem antigos que as pessoas de mais idade podem recordar, como o “Balas Futebol”, quando as figurinhas vinham envolvidas em balas, mas também temos álbuns atuais, como o da novela Carrosel e dos novos Super Heróis”, disse o colecionador.  

Na mostra é possível acompanhar a coleção “Aquarela do Brasil” de 1954, em que as figurinhas eram baseadas na poesia “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias. Outro destaque da exposição é a coleção “Trópico”, da série Raças e Costumes de 1952, que ficou marcada por trazer aspectos das raças e costumes do mundo inteiro em figurinhas, sempre acompanhado por textos redigidos de forma a levar para as crianças uma leitura sadia e educativa. A paixão nacional também não poderia ficar de fora da exposição. Diversos álbuns de futebol podem ser conferidos no local. 













































































































































 














Nenhum comentário:

Postar um comentário